terça-feira, 29 de outubro de 2013

PA: Operação Círio da Sefa apreendeu mais de 50 equipamentos

Mais de 50 apreensões de equipamentos aconteceram durante  a Operação Círio 2013, realizada pela Secretaria da Fazenda (Sefa) entre os dias 10 e 22 de outubro. Foram apreendidos quatro  equipamentos emissores de cupom fiscal (ECF) irregulares,  53 máquinas point of sales (POS)além de quatro blocos de nota não fiscal. A Operação teve a participação de 33 Auditores  estaduais de receitas, que visitaram 750  estabelecimentos comerciantes em  shoppings e em 18 bairros de Belém.

“Foram entregues 358 notificações de pendências para contribuintes do Simples Nacional, mostrando a divergência encontrada entre a receita declarada no Programa Simples e a venda informada pelas operadoras de cartão de crédito e débito”, informou a Márcia Costa, coordenadora da unidade da Sefa em Belém ao divulgar o balanço final.
 
As empresas que receberam notificações tem até o final do mês para retificar a informação,  com o pagamento do imposto devido, sob pena de exclusão do Simples Nacional.
 
“Foi a primeira vez que houve apreensão maciça de máquinas POS, o que obriga o contribuinte ao uso de Transmissão eletrônica de Fundos (TEF) acoplado ao equipamento ECF, com a   consequente  emissão de cupom fiscal sempre que houver venda através de cartão de crédito ou  débito”, explicou a auditora.
 
As empresas usuárias de equipamento ECF  que  realizam vendas no cartão de crédito ou débito, devem,  obrigatoriamente, emitir o comprovante de pagamento do cartão através do ECF, que deve estar vinculado ao documento  fiscal.  De acordo com a legislação não é admitido o uso de equipamento POS, salvo em caso de restaurantes e postos de combustíveis, pois este  equipamento  não obriga a emissão do documento fiscal. A apreensão do POS acontece  com base no artigo 463 do  Decreto  4676/01, do Regulamento do ICMS, para  obrigar a vinculação do cartão ao  cupom  fiscal, através da transferência eletrônica de fundos (TEF).
 
Fonte: SEFAZ Pará - 24/10/2013