sexta-feira, 4 de outubro de 2013

RS: Sefaz passa a contar com equipamentos de informática forense

Novos e sofisticados equipamentos para apreensão de dados digitais já estão sendo utilizados por servidores da Secretaria da Fazenda. Os aparelhos Solo 4, doados pelo Ministério Público Estadual, são utilizados para copiar evidências digitais pela Receita Estadual.

Os equipamentos, que já estão em operação em Caxias do Sul, são provenientes da assinatura de Termos de Ajuste de Conduta com contribuintes do ICMS, em razão da Operação Leite Compensado, deflagrada em maio de 2013. A Receita Estadual teve importante papel no desenvolvimento das ações que identificaram fraudes no leite.
 
Além dos aparelhos Solo 4, a Receita Estadual também recebeu computadores de grande porte e softwares que serão utilizados para a análise dos materiais coletados. Ao todo, as doações superam R$ 396 mil. Todos estes equipamentos farão parte do Laboratório de Informática Forense (LabInfo), que será implantado pela Receita Estadual para o processamento e extração de evidências eletrônicas apreendidas em operações de combate às fraudes fiscais.
 
Para o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, a Receita Estadual atingirá um novo patamar na Informática Forense com o LabInfo. "As novas ferramentas para a extração e tratamento de dados nas atividades de auditoria fiscal possibilitarão drástica redução do tempo de apreensão de registros nas operações de campo, bem como no processamento das evidências coletadas. Desse modo, as informações serão disponibilizadas com maior rapidez e eficiência para as equipes de auditoria", explicou.
 
Fonte: SEFAZ Rio Grande do Sul - Texto: Glênio Paiva |Foto: DivulgaçãoCom - 02/10/2013