segunda-feira, 25 de novembro de 2013

BA: Blitzes do IPVA se dividem entre a capital e o interior e chegam a Feira

As blitzes para abordagem aos motoristas em débito com o IPVA se dividem entre a capital e o interior. Ao longo desta semana, as ações aconteceram em Salvador, Vitória da Conquista, Ilhéus e Itabuna. Na segunda (25), é a vez de Feira de Santana. Na próxima semana estão previstas blitzes também em Barreiras, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus e Juazeiro. As operações envolvem a Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba), o Detran-Ba, a Polícia Militar e as respectivas prefeituras.

Após o anúncio da realização das blitzes, mais de 16 mil contribuintes pagaram o IPVA, o que resultou numa arrecadação de R$ 18,1 milhões.
O diretor de Arrecadação da Sefaz-Ba, Antônio Felix, afirma que “os números já superam a média histórica mensal de arrecadação do imposto, o que evidencia o impacto da realização das blitzes”. Ele lembra ainda que, de acordo com a legislação, os municípios ficam com 50% do valor arrecadado com o IPVA. Na Bahia, 155 mil contribuintes foram notificados por estarem em débito com o imposto e, desse total, 91 mil estão no interior.

Durante as operações, se o contribuinte tiver o veículo retido numa blitz, ele recebe na hora, no posto móvel da Sefaz-Ba instalado no local, o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), podendo dirigir-se ao banco ou ao caixa eletrônico mais próximo para quitar o débito e evitar, assim, que haja apreensão e reboque - neste caso, além do imposto devido e das multas cabíveis, será preciso arcar com os custos do reboque e das diárias no pátio do Detran.

Para verificar se o seu veículo está notificado e se antecipar à possibilidade da abordagem, o contribuinte deve acessar www.sefaz.ba.gov.br, no link “Inspetoria Eletrônica – IPVA – Contribuintes Notificados”, e digitar o CPF, CNPJ ou o Renavam. Caso o veículo esteja notificado no sistema da Sefaz, o pagamento poderá ser feito com procedimento parecido: link “Inspetoria Eletrônica – IPVA”. Depois, deve clicar em “DAE para pagamento – Exercícios notificados”. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o call center, pelo 0800 071 0071.

Fonte: SEFAZ Bahia - 22/11/2013