sexta-feira, 8 de novembro de 2013

PA: Curso Tributação e Cidadania Fiscal iniciou hoje

Começou hoje (08/11) em Belém, o curso “Tributação e Cidadania Fiscal”, que objetiva  contribuir para a formação do profissional de contabilidade sintonizado com papel social e de cidadão. É uma  parceria entre o Programa de Educação Fiscal do Pará com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para disseminar a temática da educação fiscal junto aos estudantes universitários do curso de Ciências Contábeis das universidades públicas e privadas do Pará.

Serão 60 participantes e 22 horas de aulas, sempre às sexta-feiras, além de quatro horas de visita técnica nas instituições que atuam em parceria no Grupo de Educação Fiscal: Secretaria da Fazenda (Sefa), Receita Federa do Brasil (RFB), Controladoria Geral da União,CGU, e Secretaria de Finanças de Belém (Sefin). O evento é uma realização da Escola de Administração Fazendária (Centresaf-Pa).


A palestra de abertura abordou o tema Ética e Cidadania Fiscal, ministrada por Marinéa do Socorro Carvalho dos Santos, representante da Seidurb no Grupo Estadual de Educação Fiscal.

O conteúdo do curso vai abranger os seguintes temas: Relação Estado e sociedade; Sistema Tributário e a função social dos tributos; Tributos e Administração Tributária; Gestão democrática dos recursos públicos; Controle Social do Gasto Público (Lei de Acesso, LRF e Transparência Brasil) e Experiências de Observatórios Sociais, apresentados por disseminadores da Educação Fiscal.

Para Zilda Benjamin, coordenadora do grupo estadual de Educação Fiscal, este evento  ajuda a expandir as ações da educação fiscal entre os alunos de curso superior.

Fonte: SEFAZ Pará - 08/11/2013