quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Em quatro dias, regularização já corresponde a mais de 50% do que foi apurado durante todo o mês de outubro.

Teve início na manhã de hoje (06.11) a operação conjunta do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), Polícia Militar e Transalvador para regularização do pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Ao todo, foram abordados 125 veículos na blitz montada das 9h às 11h em frente ao Parque da Cidade, em Salvador.

Um efeito relacionado à operação conjunta é o aumento do volume de regularizações de impostos atrasados. Enquanto o valor referente às notificações de IPVA ao longo de todo o mês de outubro somou R$ 9,6 milhões, apenas nos quatro primeiros dias úteis de novembro já foram arrecadados pouco mais de R$ 5 milhões, fruto do anúncio sobre a realização das blitzes para identificação dos devedores.


Dos veículos abordados hoje, 20 estavam entre os notificados por falta de pagamento do IPVA de 2012 e 2013. Cinco acabaram rebocados para o pátio da Transalvador porque seus proprietários não quitaram o imposto durante a operação, uma opção oferecida para evitar maiores transtornos aos motoristas. Nessa primeira blitz-piloto da operação conjunta, outras infrações relacionadas a critérios de segurança veicular também foram observadas pelo Detran e pela Transalvador.

Blitz-piloto
Durante a blitz-piloto, os condutores com veículos em dívida que trafegavam pelo local eram identificados e conduzidos por policiais militares e agentes da Transalvador a estacionar o carro, consultar o valor do débito em um trailer da Sefaz para a emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) e depois se dirigir ao banco ou caixa eletrônico, evitando, assim, reboque e apreensão do veículo.

De acordo com o diretor do Detran-BA, Maurício Botelho, a intenção do órgão é fazer com que os contribuintes estejam em dia com o imposto, já que o período de pagamento terminou no mês de setembro. “A operação já é considerada um sucesso, porque a procura para a quitação da dívida no Detran aumentou substancialmente após o anúncio desta ação conjunta. A previsão é de que as blitzes aconteçam pelo menos três vezes por semana em pontos estratégicos da cidade”, salientou.

Fonte: SEFAZ Bahia - 06/11/2013