sábado, 1 de junho de 2013

SC: Fazenda orienta contadores e empresários do setor de vinhos e espumantes

Reuniões regionais tiveram apoio das entidades contábeis e do Sindicato das Indústrias Vinícolas de Santa Catarina (Sindivinho)

Em parceria com o Sindicato das Indústrias Vinícolas de Santa Catarina (Sindivinho) e com o apoio das entidades contábeis, o Grupo de Especialistas no Setor de Bebidas (Gesbebidas), da Secretaria de Estado da Fazenda, realizou três reuniões regionais em formato de seminário para orientar produtores de vinhos e seus contadores sobre a realização da Operação Cabernet.

 Os encontros foram realizados nas cidades de Nova Trento (14 de maio), Urussanga (16 de maio) e Videira (21 de maio), que concentram grande maioria das indústrias do setor. As ações foram organizadas pelo coordenador do Gesbebidas, Oilson do Amaral, que destacou que em outros ramos, como de cerveja e refrigerantes, a arrecadação é bem otimizada pois já foi feito um trabalho semelhante com esse que está sendo feito com a indústria de vinhos e espumantes.

 Segundo informações do vice-presidente da Fecontesc, Tadeu Oneda, em cada encontro foram apresentados os objetivos da Operação, a legislação que trata do produto e por fim era aberto um espaço para debate entre os participantes no sentido de esclarecer duvidas.

O primeiro encontro, em Nova Trento, teve a participação de aproximadamente 23 participantes. O delegado do CRCSC em Brusque e região, Anderson Habitzreuter, esteve presente e representou também a Fecontesc e Sescons.

O segundo encontro foi em Urussanga, com a participação de 25 participantes, tendo a presença do conselheiro do CRCSC, Édio Silveira. E o terceiro encontro que encerrou o ciclo ocorreu em Videira com a participação de 92 participantes. Estiveram presentes o delegado do CRCSC, Marcelo Colle, o professor Ildo Fabris, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unoesc, sendo que a universidade foi parceira deste encontro.

 “Foi muito importante essa aproximação para evitar problemas futuros nos empreendimentos do Estado”, elogiou Oneda, que esteve em Videira representando também os Sescons. Estavam ainda o presidente do Sindivinho (Sindicato da Indústria de Vinho de Santa Catarina), Celso Panceri, e o vice-presidente Marcelo Sardagna.

A agenda de encontros teve o apoio do Sindivinho, com apoio das entidades contábeis catarinenses: CRCSC, Fecontesc e Sescons

Reunião em Videira
O coordenador da Operação Cabernet, auditor Francisco Barbosa, mostrou um panorama do setor, ressaltando que 65 estabelecimentos representam 89% da arrecadação de impostos. “Abordamos vários aspectos que visam regularizar a situação das empresas, sempre com caráter de orientação nesta primeira etapa. Cabe ressaltar que  o SPED Fiscal esteve na pauta, pois apenas 30% das empresas do setor estão em dia com a entrega dos documentos digitais”, disse ele. Outro auditor fiscal, Paulo Volff, coordenou os trabalhos da equipe.

 As empresas que forem encontradas com alguma irregularidade, poderão acertar as contas com o fisco espontaneamente, evitando o pagamento das multas. Depois dessa orientação, a segunda etapa está agendada para o segundo semestre, que visa operacionalizar Ações Fiscais naqueles estabelecimentos cujos procedimentos na apuração e pagamento do ICMS não se adequaram as orientações e à nova sistemática prevista na legislação do imposto.

Fonte: Portal Contábil SC