segunda-feira, 3 de junho de 2013

RJ: Operação Fiscal é realizada nos estabelecimentos de Penedo

Ação teve o objetivo de incentivar os comerciantes a regularizarem a situação

As secretarias de Governo e de Fazenda realizaram hoje, 2/06, uma operação fiscal em estabelecimentos de Penedo, distrito de Itatiaia, localizado na região sul fluminense do estado. A ação, com abordagem orientadora, teve o objetivo de incentivar os comerciantes a regularizarem a situação perante o fisco. Foram visitados 11 estabelecimentos, sendo que em oitos deles foi constatada a não emissão de nota fiscal de transações que somam R$ 50.800, referente apenas à movimentação feita hoje.

O coordenador da operação e Inspetor da Regional Resende, Flavio Oses, explicou que a ação foi direcionada para as principais vias de Penedo: Avenida das Mangueiras, Rua das Velas e Avenida Brasil.

- Após pesquisa prévia foi constatado que é grande o número de estabelecimentos que não têm inscrição estadual. A nossa meta, além de incentivar os comerciantes a regularizarem a situação, é coibir aventureiros que se instalam em Penedo durante a temporada turística.

Segundo o chefe do Posto Fiscal de Nhangapi, Fernando Salla, cerca de metade dos comerciantes da região estão em situação irregular, principalmente os localizados na periferia.

- Se todos os estabelecimentos estivessem regularizados, dobraria a arrecadação do município e, consequentemente, melhoraria a condição financeira da cidade, uma vez que haveria condições de investir em infra-estrutura para a população.

O trabalho dos fiscais foi intenso. Mesmo nos locais onde foi constatado que a documentação estava de acordo, os comerciantes tiveram as máquinas de cartão de crédito e emissoras de cupom fiscal vistoriadas para confirmar que estão devidamente cadastradas. Nos estabelecimentos que foram encontrados trabalhando de forma irregular, os proprietários, além de receberem uma notificação, serão autuados e incentivados a regularizar a situação em relação ao fisco.

Apesar de assustados com o grande número de profissionais presentes na Operação muitos comerciantes apoiaram a iniciativa. Jorge Luis Cunha dos Santos, proprietário de três estabelecimentos foi um deles.

- O trabalho é importante e tem que ser feito. Não adianta a gente criticar e na hora em que chega a fiscalização reclamar. É fundamental cumprir com todas as determinações impostas pela lei.

Participaram da operação seis viaturas, sete auditores fiscais da Receita Estadual, um oficial da Fazenda, seis agentes da Secretaria do Governo e seis policiais.

Fonte: Suzana Cerqueira - SEFAZ RJ
http://www.fazenda.rj.gov.br/portal/index.portal;jsessionid=jVQLRnDcmJxLWJP6h81XNJhPrRW34xzvhynzZpwzV9GJMDn4CFym!-1142509068!NONE?_nfpb=true&_pageLabel=apresentaNoticia&idConteudo=%2FBEA+Repository%2F3918002