terça-feira, 11 de junho de 2013

DF: Fiscalização Tributária terá Posto Fiscal Eletrônico

Mais rapidez e segurança à fiscalização do transporte de mercadorias destinadas ao Distrito Federal e que circulam pela região. Essa é a proposta do Posto Fiscal Eletrônico, novo programa de monitoramento de cargas que está sendo lançado pela Secretaria de Fazenda do Distrito Federal (SEF/DF).

A proposta é verificar os produtos em trânsito, antes mesmo de chegarem ao destino, a partir da análise das informações da Nota Fiscal Eletrônica (NFe) prestadas já no momento da emissão do documento, na origem.

No ambiente virtual, será possível analisar o universo da nota e agregar bases de dados de outras instituições além da Fazenda, como da Receita Federal do Brasil, por exemplo. Além de acessar dados de ações anteriores para a verificação de riscos potenciais.

A ideia é modificar o processo de verificação dos carregamentos, hoje escolhidos aleatoriamente, determinando quais serão inspecionados, aumentando assim a assertividade nas operações de fiscalização.

A seleção dos casos suspeitos de fraude fiscal serão definidas a partir de critérios como inconsistências na situação cadastral, sonegação contábil/fiscal ou no próprio trânsito de mercadorias.

Como resultado espera-se a redução da sonegação fiscal e, a partir de informações potenciais sobre os casos apurados, obter melhor direcionamento da fiscalização. Com isso, o aumento da sensação de risco junto ao contribuinte e melhoria na logística de recepção de mercadorias no DF.

Reconhecimento imediato
Para colocar em prática a iniciativa, a Secretaria utiliza a ferramenta QlikView – tecnologia que suporta os projetos de Business Intelligence (BI) da pasta. O Posto Fiscal Eletrônico nem bem começou as atividades e já rendeu resultados positivos, sendo o projeto escolhido para representar o Brasil na “Qustomer Qonference Latin America 2013”, que ocorrerá no Panamá entre 09 e 11 de junho.

“Essa será uma grande oportunidade de demonstrar aos outros países o trabalho que estamos realizando na Secretaria de Fazenda”, disse Wilson de Paula, assessor especial. Ele acredita que o reconhecimento indica o valor da iniciativa, que avalia como inovadora e que possui totais condições de gerar benefícios para a instituição e os contribuintes.  

O evento propõe possibilitar o compartilhamento de experiências, estratégias e melhores práticas alcançadas com a implementação do QlikView. 

Durante a conferência, empresas e instituições públicas dos países da América Latina irão apresentar seus melhores projetos e os benefícios práticos obtidos com a ajuda da ferramenta.

Mais informações sobre a premiação por meio do site http://168.62.186.144/dotnetnuke/pt-br/in%C3%ADcio.aspx

Fonte: Ascom SEFAZ DF