quarta-feira, 12 de junho de 2013

MA: Modelo de Inteligência Analítica de MG é apresentado na Sefaz

O Auditor da SEFAZ de Minas Gerais, Wieland Silberschneider, apresentou nesta terça-feira (11/06), no auditório da SEFAZ, palestra enfocando o Modelo de inteligência analítico de informações econômico-fiscais desenvolvido por aquele Estado. A palestra faz parte das atividades de benchmarking do processo de elaboração do novo modelo de gestão da ação fiscal, realizado com apoio de consultoria e financiamento pelo BNDES/PMAE Tributário.

Participaram da reunião diversos gestores e técnicos da SEFAZ que conheceram as soluções técnicas engendradas pelo estado de MG para desenvolver uma modelo de análise, predição da receita e estimativa do potencial de arrecadação, que servirão de base para construir o modelo do Maranhão, estimar sua capacidade de receita e, consequentemente, estimar o nível de evasão do ICMS.

O modelo de previsão e análise de arrecadação potencial integra o PROFISCO/Ma, sob a liderança de Letícia Nascimento, gestora da Unidade de Informações Fiscais.

O gestor apresentou modelo de previsão de receita implantado pelo estado de Minas Gerais, que estabelece metas de resultados por segmento econômico e indicadores fiscais para identificar e estratificar os contribuintes por risco de irregularidades.

A solução desenvolvida permite a automação na extração de dados econômico-fiscais declarados pelos contribuintes, assim como a automação da geração de modelagens estatísticas e de relatórios com informações estruturadas.

De acordo com Wieland, a solução de inteligência analítica é integrada por aplicativos de suporte a análise preditiva, mineração de dados, modelagem estatística, gerenciamento da ação fiscal e disponibilização estratificada de informações. Com o resultado, gera-se indicadores e carteiras de contribuintes para a fiscalização de empresas, assim como índices de risco por contribuintes.

Ao final da apresentação, os gestores Jorge Castro (Gestor Técnico do Projeto Novo Modelo de Gestão da Ação Fiscal/ PMAE) e Letícia Nascimento (Gestor Técnico do Projeto novo modelo de previsão e análise de arrecadação potencial/ PROFISCO), agradeceram e destacaram a grande contribuição e brilhante apresentação do Auditor da Secretaria de Fazenda de Minas Gerais que com grande disponibilidade e gentileza atendeu ao convite da SEFAZ para compartilhar esta rica e útil experiência que certamente servirá de exemplo para a construção do modelo do Maranhão. 

Fonte: SEFAZ Maranhão