segunda-feira, 3 de junho de 2013

PA: Conteúdos de educação fiscal para pescadores em Bragança

Um total de 46 pescadores e pescadoras, participou, nos dias  1º e 2 de junho, do desenvolvimento do Projeto Pescador Cidadão, falando sobre políticas públicas e legislação tributária para os pescadores, com a servidora Nazaré Pantoja, gerente fazendária da Secretaria da Fazenda (Sefa). A programação faz parte das ações de interiorização do Programa de Educação Fiscal e foi desenvolvida em conjunto com prefeitura da cidade, na colônia  Z-17, na escola municipal da Vila Castelo. 

O encontro contou com a presença da coordenadora do Grupo Estadual de Educação Fiscal, Zilda Benjamin, e da Secretária Municipal de Pesca de Bragança, Ana Patricia Reis da Silva.

“O encontro foi excelente, com destaque às ações de cidadania. No final do primeiro dia um grupo de teatro local apresentou uma peça, falando sobre a relação pescador e  atravessador, ressaltando a importância deles conhecerem seus direitos e as políticas públicas  para este segmento”.

O objetivo da oficina foi contribuir no fortalecimento da consciência cidadã, resgatando a cultura e tradição  dos pescadores e promovendo a democratização da gestão pública. Os pescadores receberam uma pequena cartilha falando sobre a importância social dos tributos e as políticas públicas para pescadores.

Segundo a ministrante da oficina, Nazaré Pantoja, o trabalho visa aproximar os pescadores dos atores governamentais, contribuindo para o fortalecimento da consciência cidadã e proporcionando uma melhor gestão dos recursos públicos destinados ao setor pesqueiro.

Fonte: SEFAZ Pará