segunda-feira, 17 de junho de 2013

GO: Operação cobra IPVA atrasado em Aparecida

A operação para cobrança do IPVA atrasado em Aparecida de Goiânia já resultou na apreensão de 200 veículos desde o início das ações, no dia 10 de junho. O número de autuações foi ainda maior: 270. As blitze foram organizadas pela Gerência de Arrecadação e Fiscalização e pela Delegacia Regional de Fiscalização de Goiânia em parceria com a Polícia Militar, Agetop e Prefeitura. O objetivo é reduzir a inadimplência do IPVA no município, que ultrapassa 10% da frota de 208 mil veículos. 

Está sendo cobrado o IPVA dos últimos cinco anos, inclusive o de 2013 dos veículos de placas finais 1 e 2. A fiscalização ocorre diariamente em quatro pontos simultâneos de grande tráfego de veículos. Uma das novidades, segundo o coordenador de Fiscalização de Trânsito e Fronteira da Gerência de Arrecadação e Fiscalização da Sefaz, Luciano Alves Pessoa, é a utilização do monitoramento eletrônico móvel (Reconhecimento de Caracteres Óticos – OCR), que capta imagens das placas dos veículos em circulação e confere em tempo real a situação cadastral do veículo junto ao banco de dados do Detran. Em caso de irregularidade, como o licenciamento e IPVA atrasados, registro de furto ou roubo, o veículo é apreendido em blitz da PM posicionada a poucos metros do veículo onde são lidos os dados. 

Ações como esta de Aparecida de Goiânia já foram realizadas pelas Delegacias Regionais de Fiscalização em Itumbiara, Caldas Novas, Morrinhos e Jataí. Fazem parte do plano de ações da Gerência de Arrecadação e Fiscalização para reduzir a inadimplência do IPVA em todo o Estado.

Comunicação Setorial – Sefaz Goiás