terça-feira, 11 de junho de 2013

GO: Operação apreende veículos com IPVA atrasado

Quinze veículos foram apreendidos nas primeiras horas da operação realizada pela Secretaria da Fazenda, em parceria com a Polícia Militar, Agetop e Prefeitura de Aparecida, para cobrar o IPVA atrasado no município. A operação, que começou ontem (10) à tarde, tem quatro pontos simultâneos de fiscalização em locais estratégicos da cidade e na GO-040. Está sendo cobrado IPVA dos últimos cinco anos, inclusive os de 2013 dos veículos com placas finais 1 e 2, de mais de 20 mil veículos que estão devendo o imposto. O número representa 10% da frota do município.

Os veículos apreendidos foram levados para o pátio da Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida e só serão retirados pelos proprietários mediante o pagamento dos débitos que podem ser parcelados, explica o coordenador de Fiscalização de Trânsito da Sefaz, Luciano Alves Pessoa. O proprietário deve procurar um posto da Sefaz, os Vapt Vupts ou o Detran. Para evitar a apreensão do veículo, o coordenador orienta os inadimplentes a procurarem um desses locais para regularizar a situação e evitar maiores transtornos e gastos gerados pela retenção do veículo.

Uma das novidades da operação é a utilização do monitoramento eletrônico móvel (Reconhecimento de Caracteres Óticos – OCR) que capta imagens das placas dos veículos em circulação e confere em tempo real a situação cadastral do veículo junto ao banco de dados do Detran. Caso apresente alguma irregularidade como IPVA e licenciamentos atrasados, o veículo é apreendido em blitz da PM instalada a poucos metros do veículo onde são lidos os dados.

O capitão Augusto, do 2º Comando Regional da PM destaca que esta é a primeira grande operação conjunta com a Secretaria da Fazenda. Ele explica que nas abordagens é comum encontrar veículos com documentação irregular, clonados, furtados e roubados e até foragidos da justiça. Dos 15 veículos irregulares apreendidos pela operação foram geradas 26 autuações.

Operações como esta já foram realizadas pelas Delegacias Regionais de Fiscalização em Caldas Novas, Itumbiara, Morrinhos e Jataí para intensificar a cobrança de IPVA atrasado.

Comunicação Setorial – Sefaz GO
http://aplicacao.sefaz.go.gov.br/index.php/post/ver/163166/operacao-apreende-veiculos-com-ipva-atrasado