quinta-feira, 20 de junho de 2013

PI: GEFE-Pi organiza implementação das ações da educação fiscal para o 2º semestre

Objetivando dar continuidade às ações de conscientização sobre a importância da educação fiscal para os cidadãos, a Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) implementará as ações do plano de ação da educação fiscal para o segundo semestre a partir de agosto. O coordenador do Grupo Estadual de Educação Fiscal (GEFE-Pi), João Rodrigues de Carvalho, já participa, no período de 24 a 26 desse mês (junho), em Brasília, do fechamento e validação desse plano, em conformidade com o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF).

Como parte das ações do primeiro semestre, a Coordenação Estadual do Grupo de Educação Fiscal realizou dois seminários regionais de educação fiscal: um em Parnaíba (23 e 24 de maio) e o outro em Picos (13 e 14 de junho). “Consideramos que os dois eventos foram realizados com êxito, pois alcançamos nossos objetivos. Sensibilizamos os parceiros, principalmente a SEDUC, para implementação da política educacional, com a missão de estimular o indivíduo a desenvolver práticas cidadãs, a qual a Educação Fiscal faz parte”, afirma o coordenador do GEPES-Pi, João Carvalho.

Ele também destaca que as palestras apresentadas foram de alto nível, condizentes com a participação dos inscritos no evento. “O Controlador Geral do Estado, Darcy Siqueira de A. Junior, apresentou o tema “Controle Social e Transparência”; o Auditor Fiscal Clésio Teixeira Coelho falou sobre “Retenção das receitas tributárias no contexto do pacto social”; e, a professora Alexandra Santos Leal Oliveira ministrou palestra sobre a ”Resolução do MEC nº 07/2010,com foco em Educação Fiscal”, acrescenta o coordenador.

Durante os seminários, além de socializar o Plano Nacional de Educação Fiscal (PNEF), a coordenação estadual de educação fiscal também recebeu sugestões dos Coordenadores pedagógicos e dos subgrupos das regionais da SEFAZ para possíveis inserções no Plano de Ação do segundo semestre. “Agradecemos a participação do Secretário, Antonio Silvano, a presença do Diretor da UNICAT, Paulo Roberto, do Daniel Ferreira (Escola Fazendária), da Margarida Neta (SEDUC) e, em especial, a participação dos Gerentes Regionais: Vedinaldo Leite (Campo Maior) Maria das Merces (Teresina) Valdir Vieira (Corrente) Ranieri Macedo (S. Raimundo) Regina Célia (Picos) Marisol Góis (Floriano) Luciano Portela (Uruçui) e João Rodrigues (Oeiras)”, comenta João Carvalho.

Fonte: SEFAZ Piauí