sexta-feira, 21 de junho de 2013

DF: Fazenda abre as portas para mais uma aula sobre tributos

A Secretaria de Fazenda do Distrito Federal (SEF/DF) recebeu, nesta sexta-feira (21/06), alunos da Escola Classe 65 de Ceilândia para uma divertida aula sobre tributos. Cerca de 120 jovens do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental participaram do projeto Portas Abertas à Cidadania, que tem trazido estudantes às dependências da instituição para disseminar conhecimentos sobre a importância social dos impostos e como essa contribuição ajuda no crescimento da cidade.

“Queremos que vocês compreendam a importância dos impostos, saibam que ele está em quase tudo e ajuda a nossa cidade ficar cada vez melhor”, explicou o secretário de Fazenda Adonias Santiago, aos estudantes. Dentre os destinos dos tributos, ele apontou a construção de escolas, pagamentos de servidores públicos e melhoria da infraestrutura da capital.

Kauã Rios, aluno do 5º ano, diz ter aprendido bastante com a iniciativa. “Quando pedimos a nota fiscal podemos trocar os produtos e também ajudar o governo a receber os impostos”, disse ele, que se divertiu com a alegria do Mapati, grupo teatral que apresentou a peça “Dê Cá a Minha Nota”.

Programa

As visitas são realizadas a cada 15 dias, com turmas de no máximo 150 estudantes. Nos encontros, são levantadas questões não apenas sobre tributos, como também orçamento, controle dos recursos públicos, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. Tudo isso sempre por um viés que valoriza a ética e a cidadania.

Eles assistem a vídeos educativos, apresentações teatrais, participam de brincadeiras e ainda recebem material didático específico do tema Educação Fiscal em linguagem própria e de fácil assimilação. Ao final das visitas, são levados a um passeio para conhecer pontos turísticos da cidade.

A Escola Classe 65 foi a oitava instituição a participar da iniciativa, de um total previsto de 16 unidades da rede pública para 2013.  Mais de 800 alunos já foram atendidos pelo projeto, e até novembro espera-se envolver mais de duas mil pessoas entre estudantes, professores, coordenadores e diretores de escola. 

Objetivos

A ação é desenvolvida pelo Grupo de Educação Fiscal do Distrito Federal (GEF/DF), formado por servidores das secretarias de Fazenda e Educação, apoiados pela Escola de Administração Fazendária (Esaf) e pela Secretaria de Turismo. Esta é mais uma forma de disseminação dos conceitos da Educação Fiscal visando conscientizar o cidadão em relação aos direitos e deveres.

Fonte: SEF/DF