sexta-feira, 7 de junho de 2013

DF: Portas abertas à cidadania recebe alunos de Ceilândia

Os tributos têm valor social muito importante já que é a partir da arrecadação que se constrói e mantém a sociedade. Essa foi a principal lição deixada pelo secretário de Fazenda do Distrito Federal, Adonias dos Reis Santiago, aos estudantes do 5º e 6º ano do Centro de Ensino Fundamental 30 de Ceilândia, que visitaram a Secretaria nesta sexta-feira (07/06).

“O imposto está presente em quase tudo que fazemos e custeio as melhorias da nossa cidade”, explicou Santiago durante bate-papo com quase 120 jovens da região administrativa em mais uma edição do Portas Abertas à Cidadania, a sétima escola a participar da iniciativa.

A proposta é ensiná-los de forma lúdica e divertida a importância do tributo, para que serve e a necessidade de fiscalizar o pagamento e a aplicação dos recursos gerados por ele. As temáticas são abordadas por meio de vídeos educativos, apresentação teatral, brincadeiras e materiais didáticos.

Aprendizado imediato
“Antes não sabia que o imposto era tão importante e pagava o salário dos nossos professores, ajudava a construir escolas e hospitais”, confessou Crislaine Vitória Ferreira, 11 anos, estudante do 5º ano. Outra lição importante aprendida foi pedir a nota fiscal nas compras. “Toda vez que pedimos a nota o governo recolhe imposto e melhora nossa cidade”, relatou Davson Alves de Araújo, 13 anos, aluno do 5º ano.

Os encontros ocorrem a cada 15 dias, trazendo meninos e meninas com idade média entre 11 a 13 anos. Ele vêm até a Secretaria de Fazenda em ônibus fretados pelo órgão, assistem às palestras e apresentações e de no final ainda visitam monumentos da cidade para aprenderem mais sobre a história e conhecerem a arquitetura da Capital. A ideia é até o fim do ano beneficiar cerca de dois mil ânulos de mais de 15 escolas.

Fonte: Ascom