sexta-feira, 9 de agosto de 2013

GO: Fazenda cobra em Formosa IPVA de 8 mil placas

Cerca de 8.500 mil veículos da cidade de Formosa devem R$ 6 milhões em IPVA atrasado. O número representa 10% da frota de 84 mil veículos. Com o objetivo de reduzir os índices de inadimplência do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a Delegacia Regional de Fiscalização de Formosa inicia na próxima segunda-feira (12) uma campanha para receber o imposto atrasado dos motoristas da cidade. O imposto incide não só sobre carros, mas também sobre motos e caminhões. Do total arrecadado, 50% vai para o Estado e os outros 50% para o município onde está licenciado o veículo.


A operação vai cobrar o IPVA atrasado dos últimos cinco anos, inclusive o de 2013, e acontece em parceria com a Prefeitura, Detran e Polícia Militar. Operações similares foram realizadas em Aparecida de Goiânia, Anápolis, Itumbiara, Caldas Novas, Morrinhos e Jataí e fazem parte do plano de ações da Gerência de Arrecadação e Fiscalização para reduzir a inadimplência em todo o Estado. A operação em Formosa será realizada por tempo indeterminado nas principais vias de tráfego da cidade, segundo o delegado Luiz Antônio Granjeiro.

Durante as operações, os veículos com licenciamento atrasado são retidos e só podem ser retirados pelos proprietários mediante o pagamento ou o parcelamento dos impostos. É utilizado o monitoramento eletrônico móvel (Reconhecimento de Caracteres Óticos - OCR), equipamento que capta imagens das placas dos veículos em circulação e confere a situação cadastral instantaneamente com o banco de dados do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran).

Comunicação Setorial- Sefaz