segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Mída: Jornal "O Estado de S. Paulo" destaca situação financeira difícil de Estados

A edição de domingo do jornal “O Estado de S. Paulo” publica reportagem de página inteira destacando as dificuldades financeiras enfrentadas por vários Estados brasileiros por conta da queda de arrecadação e os problemas enfrentados por essas unidades federativas para atender demandas de servidores por aumento salarial.

A matéria aponta que vinte unidades federativas já superaram
90% do chamado limite prudencial destinado a gastos com folha salarial (46,55% da receita) e prevê que a situação deve piorar.

“Os dados levantados pelo Estado nos relatórios de gestão fiscal, entre2009 e 2012, mostram que sete unidades da Federação já ultrapassaram o chamado limite prudencial de gastos com pessoal, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Alagoas, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins deixaram para trás o limite de alerta de comprometimento de até 46,55% de suas receitas, como manda a lei”....

Em outro trecho da matéria, o jornal cita o caso de Sergipe: “Para tentar não atingir o limite máximo de 49% (atualmente está em 48,8% da receita corrente líquida), o governo de Sergipe iniciou ainda em 2010 cortes progressivos de custeio”.

Leia na íntegra matéria do Estadão [clique aqui].

Fonte: SEFAZ Sergipe - 19/08/2013