segunda-feira, 12 de agosto de 2013

SC: Novo computador agiliza fiscalização da Fazenda

Equipamento reduz tempo de processamento de um mês para poucas horas

A Secretaria de Estado da Fazenda adquiriu um novo computador que irá reduzir de um mês para poucas horas a análise de informações utilizadas nas operações de fiscalização feitas a partir de cruzamento de dados. O equipamento foi comprado com recursos do Programa de Modernização da Gestão Fiscal e Patrimonial da Administração Estadual (PROFISCO), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O novo computador é um servidor IBM, modelo P760, com 36 núcleos de processamento e substitui um P750 com oito núcleos de processamento.


“A modernização tecnológica vai nos permitir uma fiscalização ainda mais rigorosa e eficiente, ajudando de forma significativa no combate à sonegação fiscal”, destaca Carlos Roberto Molim, diretor de Administração Tributária da SEF. O equipamento permitirá que o Fisco execute o software de BI (Business Inteligence), também adquirido com recursos do PROFISCO, que ajudará na tomada de decisões gerenciais. O BI facilitará, por exemplo, a obtenção de informações sobre o resultado de concessão ou revogação de benefícios fiscais, a escolha de setores econômicos para atuação da fiscalização e estudos do impacto da legislação fiscal sobre as contas do Estado.

O Sistema de Administração Tributária (SAT) também está se adequando para realizar a comparação de dados entre diversas fontes de forma automatizada, alertando os auditores fiscais quando encontrar divergências. “Todas as fontes de informação da Fazenda serão analisadas e comparadas entre si, seguindo técnicas de análise baseadas na experiência dos auditores fiscais de campo”, explica Omar Afif Alemsan, coordenador do PROFISCO em Santa Catarina.

Fonte: Assessoria de Comunicação SEF Santa Catarina [Aline Cabral Vaz/Cléia Schmitz]