quinta-feira, 8 de agosto de 2013

PA: BID registra experiência em educação fiscal no Pará

Uma equipe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está no Pará desde o dia 6 de agosto, registrando imagens destinadas a produção de um documentário sobre o projeto pescador Cidadão, iniciado este ano pelo Grupo Estadual de Educação Fiscal na cidade de Bragança. A experiência no município do nordeste paraense foi indicada pelo pioneirismo em trabalhar a temática tributária com colônias de pescadores. 


O BID financia projetos de educação fiscal junto às administrações tributárias dos estados brasileiros, e fará vídeos contando algumas destas experiências. “O projeto paraense foi o primeiro, na área fiscal, a merecer um vídeo do Banco. Ele ficará pronto em setembro,  ficará disponível no site do Banco, e será traduzido  em quatro línguas: português, espanhol inglês e  francês”, informa a coordenadora da Escola Fazendária da Secretaria da Fazenda (Sefa) Nazaré Rodrigues. 

O consultor do Banco, Vicentes Moles, participa da viagem de captação das imagens e depoimentos. Para a coordenadora do Grupo Estadual de Educação Fiscal do Pará, Zilda Benjamin, a apresentação do vídeo no site do Banco na internet dará visibilidade ao projeto desenvolvido pelo Pará. 

A servidora Nazaré Pantoja, que desenvolve o projeto, também está em Bragança. O Projeto  visa contribuir no fortalecimento da consciência cidadã, resgatando a cultura e tradição  dos pescadores e promovendo a democratização da gestão pública. A primeira  Oficina, realizada em junho, atendeu a colônia  Z-17, em Vila Castelo,  com a participação de 50 pescadores, a maioria líderes das comunidades pesqueiras do município, incluindo os das reservas extrativistas locais (Resex). 

Um material de divulgação foi especialmente elaborado  “para que os pescadores sintam-se inseridos no contexto das políticas públicas, elevando sua estima na atividade que exercem”, informa Nazaré Pantoja,  disseminadora da Educação Fiscal. Nazaré estuda o tema da atividade pesqueira como parte da dissertação de mestrado em Gestão de Políticas Públicas realizada na Universidade do Vale do Itajaí, em SC. 

A Oficina aborda a importância dos tributos, da emissão da nota fiscal nas compras, do Orçamento Público, da relação Estado-Sociedade e  mostra casos de sucesso na história da pesca no Brasil e em outros países. “Enfatizamos a importância da organização do setor, do fortalecimento das entidades representativas e da gestão dos recursos pesqueiros. O pescador é o nosso principal foco”. 

Em Bragança a equipe foi recebida pelo prefeito padre Nelson Magalhães, e gravou depoimentos com a comunidade de Vila Castelo. A visita termina amanhã, dia 9.

Fonte: SEFAZ Pará