segunda-feira, 5 de agosto de 2013

RJ: Mais de 4,4 mil candidatos participam de concurso da Fazenda neste domingo

Mais de 4,4 mil candidatos participaram neste domingo [04/08/2013] do concurso para oficial de Fazenda, concorrendo a 200 vagas. Os exames transcorreram sem qualquer problema nos cinco locais estabelecidos: Colégio Estadual Antonio Prado Junior (Praça da Bandeira); Colégio Estadual Sara Kubistcheck (Centro); Colégio Estadual Infante Dom  Henrique (Copacabana); Colégio Estadual Amaro Cavalcanti (Largo do Machado); Centro Universitário Celso Lisboa (Sampaio).


Cada candidato teve cinco horas para finalizar a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. O cargo de oficial de Fazenda envolve as atividades de planejamento, supervisão, coordenação, orientação e assessoramento especializado à execução das funções da pasta.

Cláudia Amado foi uma das concorrentes. Servidora da Caixa Econômica Federal (CEF), ela busca qualidade de vida na opção. Cláudia tem dois filhos e é bancária há 25 anos, dos quais, está há 11 na CEF.

Já Daniel Macelli, 27 anos, terminou a Faculdade de Direito da UFRJ é quer uma carreira que tenha afinidade com a sua formação acadêmica. A principal dificuldade que teve nos estudos foi gravar os conceitos e trâmites da Administração Pública, disciplina bastante detalhada e sobre a qual ele não tinha muito conhecimento anterior. Os dois concorriam a um salário que pode chegar a R$ 5.023,84 e jornada de 40 horas semanais

A realização do concurso ficou a cargo da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro). O certame teve início às 9hs e foi encerrado sem qualquer problema às 14h, com a participação de exatos 4.470 concorrentes. Quinhentos profissionais foram envolvidos na execução do concurso. Os gabaritos preliminares poderão ser conhecidos na próxima terça-feira, dia 6, no portal da Ceperj (www.ceperj.rj.gov.br) e também no Diário Oficial do Estado. O índice de abstenção da prova foi de 21,95%, tendo faltado 1.257 dos 5.727 candidatos inscritos.

Durante as cinco horas, os candidatos responderam a 100 questões sobre conteúdos de Língua Portuguesa (12 questões), Noções de Contabilidade (12), Noções de Economia e Matemática Financeira (16), Administração Geral, Pública e Gerencial (16), Raciocínio Lógico, Noções de Estatística e Informática (20), Direito Tributário, Direito Público e Direito Administrativo (24). Todas foram de múltipla escolha, com o valor de um ponto cada, perfazendo o total de 100 pontos.

Conforme as regras divulgadas pela Ceperj, será atribuída nota zero à questão que não corresponder ao gabarito oficial ou que contiver emenda, rasura e mais de uma ou nenhuma resposta assinalada. Será aprovado quem obtiver, simultaneamente, os mínimos de acertos exigidos por disciplina e no total da prova, ou seja, 50 pontos, conforme o anexo IV do edital.

Este concurso para oficial de Fazenda será válido pelo prazo de um ano, mas poderá ser prorrogado por igual período, conforme decisão da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro.