quinta-feira, 22 de agosto de 2013

SE: Auditores conhecem nova ferramenta de auditoria para combate à sonegação fiscal

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) coloca em operação mais uma ferramenta tecnológica de auxílio nos processos de auditoria e fiscalização, que multiplica a estrutura de atuação dos auditores fiscais a partir da disponibilização de um banco de informações consolidado a respeito das empresas que executam atividades em Sergipe.

Denominada “Sistema de Auditoria Especializada”, a ferramenta foi criada a partir da necessidade de integralização dos bancos de dados da Sefaz para cruzamento das informações, permitindo um cruzamento dos
dados com capacidade de processamento mais robusta. O sistema faz parte de um projeto maior que a secretaria está implementando que é o de inteligência artificial, que prevê a montagem de padrões de comportamento de contribuintes, apontando indícios de sonegação fiscal.

De acordo com o auditor técnico tributário Erivaldo Santos, do Núcleo de Informações Gerenciais e Gestão de Sistemas da Sefaz, o sistema já está à disposição dos auditores para utilização e parte para a etapa de aprimoramento a partir das demandas específicas dos grupos de trabalho. “O sistema pode ser utilizado tanto na parte de auditoria de uma empresa quanto para o planejamento de ações mais amplas”, explicou, acrescentando que num curto espaço de tempo os auditores passarão por um treinamento, específico para ambientação ao sistema.

Na avaliação da superintendente de Gestão Tributária da Sefaz, Silvana Maria Lisboa Lima, o Sistema de Auditoria Especializada vai proporcionar uma agilidade na atuação dos auditores, assim como vai agregar ainda mais qualidade ao resultado do trabalho de auditoria e fiscalização. “O sistema multiplica as possibilidades de acesso a informações em poucos segundos, com uma consistência muito grande, identificando inconformidades que indiquem possíveis casos de sonegação. Com isso o tempo das auditorias será reduzido sensivelmente, resultando na otimização do trabalho do auditor para que ele concentre suas energias onde as possibilidades de irregularidades sejam concretas”, avaliou a superintendente.

Fonte: SEFAZ Sergipe - 22/08/2013
http://www.sefaz.se.gov.br/internet/index.jsp?arquivo=webcontrol/detalhesNoticia.jsp&cod=1762